Enfermagem
Enfermagem Nutrição
Biomedicina Ciências Biológias Enfermagem Fisioterapia Medicina Medicina Veterinária
Ciências Biológicas Educação Física Enfermagem Fisioterapia Fonoaudiologia PET Biologia Odontologia Áudio Visual - C.E
Enfermagem Fisioterapia Medicina Veterinária

Medicina Veterinária Betim

Pesquisa e Extensão


O projeto pedagógico do Curso de Medicina Veterinária foi construído procurando integrar o ensino, a pesquisa, a extensão e o estágio na formação do profissional. No âmbito da pesquisa são estimuladas atividades que favorecem a investigação e instigam a capacidade crítica, ampliando a formação acadêmica, a atuação do professor e aluno como pesquisadores e que promovam a disseminação do conhecimento científico, possibilitando a incorporação da metodologia da produção do conhecimento e sua difusão.
Projetos de pesquisa em andamento
Institutos Nacionais de Ciências e Tecnologia – INCT - de informação genético-sanitária da pecuária.
Descrição: Parceria com a UFMG no programa de INCT que visa em três etapas distintas, estudar o potencial produtivo, genético e sanitário da produção animal brasileira.
Coordenação Geral: Prof. Rômulo Cerqueira Leite.
Instituição proponente: Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais – EV-UFMG.
Coordenador Geral: prof. Rômulo Cerqueira Leite (EV-UFMG).
Instituição parceira: PUC Minas
Profa. Josiane Tavares de Abreu. Pesquisadora e colaboradora. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Doenças de aves da PUC Minas Betim.
Títulos dos projetos:
- “Caracterização molecular de isolados brasileiros do vírus da bronquite infecciosa das galinhas baseada nos segmentos codificantes de S2 e N.”
- “Estudo da variabilidade genética do gene S1 do vírus da bronquite infecciosa das galinhas no estado de Minas Gerais.”
Colaboração Dra. Marina de Moraes Mourão (Laboratório de Biomarcadores e Monitoração- Biologia Molecular/ Pesquisadora Visitante do Centro de Pesquisas René Rachou, Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz) Situação: Em andamento (2009 – 2013).
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq - e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).


Título do projeto: “Genotipagem por RT-PCR/ RFLP para classificação rápida do vírus da bronquite infecciosa das galinhas obtidos de surtos clínicos da doença no Brasil entre 1972 e 2009, baseada no segmento S1”.
Instituição proponente: PUC Minas.
Instituições parceiras: UFMG e Fiocruz
Coordenadora: Profa. Josiane Tavares de Abreu
Situação: Em andamento (2010-2011).
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico (1):
Carlos Eduardo Fernandes dos Santos
Dissertação: “Estudo da variabilidade genética do gene S1 do vírus da bronquite infecciosa das galinhas no estado de Minas Gerais”. Início: 2010.


Rede ComBiNano
Credenciada pela FAPEMIG
Coordenadoras: profa. Glória Regina Franco (LGB, ICB, UFMG) e Profa. Josiane Tavares de Abreu (PUC Minas Betim)
Instituição proponente: Instituto de Ciências Biológicas - ICB, UFMG
Instituição parceira: PUC Minas
Título do projeto: “Mapeamento dos determinantes antigênicos de isolados brasileiros do vírus da bronquite infecciosa das galinhas”


Centro de Excelência em Bioinformática CEBio
O CEBio é coordenado pelo Dr. Guilherme Oliveira (FIOCRUZ) e tem como objetivo geral prover empresas e pesquisadores com treinamento, computadores de alta capacidade de processamento e armazenamento para a realização de análises computacionais de informação biológica. O CEBio integra de forma importante a visão de desenvolvimento longo prazo do Governo de Minas Gerais de acordo com o PMDI
Coordenador Núcleo PUC Betim (NuBio Betim): prof. Caio Júlio Martins Veloso
Pesquisadora integrante do Núcleo PUC Betim: profa. Josiane Tavares de Abreu
Em andamento desde 2009.
Financiador(es): CNPq/FAPEMIG/ National Institutes of Health - NIH/ Ministério da Saúde, Fiocruz/ Governo de Minas Gerais.


Linha de Pesquisa: Criopreservação de espermatozóides epididimários
Título: “Teste de termoresistência e avaliação computadorizada da motilidade de espermatozóides epididimários bovino criopreservados.”
Descrição: A recuperação de espermatozóides epididimários é um procedimento importante para se obter reserva de material genético de animais domésticos ou mesmo de espécies em extinção que vierem a óbito.
Coordenadora: Profa. Maria Isabel Vaz de Melo (PUC Minas Betim).
Projeto desenvolvido em colaboração com os pesquisadores Prof. Marc Henry e Betina Cruz (EV-UFMG)
Situação: em andamento Financiador(es): Fundo de Incentivo a Pesquisa – FIP – PUC Minas/ FAPEMIG


Linha de Pesquisa: Criopreservação de espermatozóides epididimários
Título: “Efeito da radiação vermelha de baixa intensidade sobre o sêmen canino criopreservado”
Descrição: Este projeto pretende estudar se a radiação de baixa intensidade tem algum efeito sobre o espermatozóide canino criopreservado e, se positivo, estabelecer o melhor momento da utilização da radiação para gerar um aumento nos parâmetros de motilidade, vigor e longevidade dos espermatozóides, tendo por fim um incremento do índice espermático pós-descongelação.
Coordenadora: Profa. Maria Isabel Vaz de Melo (PUC Minas Betim).
Professores colaboradores: Guilherme Ribeiro Valle; Luiz Fernando Lucas Ferreira e Juliana Mambrini
Situação: em andamento
Financiador(es): Fundo de Incentivo a Pesquisa – FIP – PUC Minas/FAPEMIG


Título: “Uso da técnica de ultrasonografia para avaliação da biometria testicular em galos.”
Descrição: Este projeto visa avaliar o uso da ultrasonografia na determinação do tamanho de testículos em galos, a relação do volume do órgão com a produção espermática e também com algumas características externas empregadas na seleção de reprodutores.
Coordenadora: Profa. Maria Isabel Vaz de Melo (PUC Minas Betim).
Situação: em andamento
Financiador(es): Fundo de Incentivo a Pesquisa – FIP – PUC Minas.


Título: “Eficiência econômica e desempenho de animais nelores inteiros com a adição da Virginiamicina e Optigen em suplemento protéico energético em sistema de pastejo no período das águas/seca.”
Descrição: Este trabalho terá a finalidade de avaliar se a suplementação protéico energético no período das águas com a adição da Virginiamicina e do Optigen resultará em maior desempenho animal a pasto por novilhos mantidos a pasto e se este resultado será economicamente viável. Os animais receberão o suplemento diariamente e serão pesados mensalmente para o acompanhamento do ganho de peso. Coordenador: Miguel Allonso Gouveia Valle Pesquisadores colaboradores: Diego Palluci Pantoni: Co-Orientador
  Av. Dom José Gaspar, 500 - Coração Eucarístico - Belo Horizonte - MG CEP 30535-901 - Telefone geral: (31)3319-4444