Enfermagem
Enfermagem Nutrição
Biomedicina Ciências Biológias Enfermagem Fisioterapia Medicina Medicina Veterinária
Ciências Biológicas Educação Física Enfermagem Fisioterapia Fonoaudiologia PET Biologia Odontologia Áudio Visual - C.E
Enfermagem Fisioterapia Medicina Veterinária

PET Biologia | Programa de Educação Tutorial

Atividades


Clique na imagem para ver em maior resolução

PET Eventos
A petiana Letícia apresentou o trabalho: Secondary sex ratio of Pygoscelis Papua and Pygoscelis Antarcticus on Elephant Island, Antartica, no Brazilian-International Congress of Genetics.

Recepção de calouros do 2° semestre de 2017
No dia 9 de Agosto de 2017, ocorreu a Recepção de Calouros do 2°semestre do curso de Biologia. Os petianos, juntamente com o D.A de Biologia e com a Sistêmica Empresa Junior de Biologia, apresentaram sobre o Programa de Educação Tutorial - MEC/SESu para os alunos e mostraram para os mesmos a sala do PET, o D.A de Biologia, o Mestrado de Zoologia da PUC Minas e as coleções do Museu de ciências naturais da PUC Minas.

Seleção 2° semestre de 2017
Durante os dias 7, 8 e 9 de Agosto do 2° semestre de 2017, foi realizado o Processo Seletivo de novos bolsistas para o Programa de Educação Tutorial - MEC/ SESu (PET Biologia).

Doação de Alimentos do XXV Ciclo PET
Durante as inscrições do XXV Ciclo PET foram requeridas doações de alimentos não perecíveis, que foram doados no dia 13 de Julho de 2017, para o Movimento de Promoção e Assistência Social Sopão Mineiro.

InterPET
No dia 12 de Julho do 2° semestre de 2017, ocorreu o evento InterPET que promove a integração e a troca de ideias entre os grupos PET de Biologia e de Engenharia Civil da PUC Minas.

Apresentação de seminário
O petiano Vítor Bruno Pereira Sousa apresentou no dia 21 de Junho, seu seminário do ano de 2017 com o tema: Nutrição e sua importância para a homeostase.

Visita técnica
No dia 21 de junho de 2017, o grupo PET Biologia PUC Minas visitou a exposição "Entre Nós: A figura humana no acervo do MASP" no CCBB Belo Horizonte.

Apresentação de seminário
O petiano Vinícius Miguel Carrieri Rocha apresentou no dia 7 de Junho, seu seminário do ano de 2017 com o tema: Oh raça do cão! "O pior inimigo, do melhor amigo do homem".

Apresentação de seminário
A petiana Maria Clara Borges Santos Cardoso apresentou no dia 24 de Maio, seu seminário do ano de 2017 com o tema: Utilização e aplicabilidade dos tecidos de Tilápia no confecção de biomateriais.

Apresentação de seminário
A Petiana Luísa Lauren Lima Vidal apresentou no dia 17 de Maio, seu seminário do ano de 2017 com o tema: Felinos Neotropicais (Carnivora: Mammalia) Uma abordagem ecológica e evolutiva.

XXV CicloPET
O evento XXV Ciclopet, acontece anualmente e conta como convidados biólogos de sucesso em suas respectivas áreas, nesta edição de 2017 que ocorreu nos dias 08 a 11 de maio, ofereceu respectivamente as seguintes palestras com seus palestrantes: Morcegos: Ecologia, Diversidade e Biologia Reprodutiva - Talita de Oliveira Farias (ICB/UFMG); LCs: O que são? Qual o papel destas células no desenvolvimento e progressão da Dengue - Laila Sampaio Horta (ICB/UFMG); Filogenia das raposas sil-americanas e como cheguei onde estou - Leila Birkenhead (ICB/UFMG); Desafios do ensino básico: uma visão de dentro da sala de aula - Luis Felipe Fernandes Bar (Colégio Santa Maria/ DCB PUC Minas).

Recepção dos alunos do Curso de Pedagogia da PUC Minas nos Laboratórios de Zoologia e Botânica do Departamento de Ciências Biológicas
Essa atividade é realizada em parceria com o curso de Pedagogia da PUC Minas. Os petianos mostram as coleções e as normas dos laboratórios de botânica e zoologia e auxiliam os estudantes na obtenção de conhecimento acerca dos diversos clados. Isso contribui para que os alunos da pedagogia e da biologia se tornem profissionais de licenciatura com um maior diferencial.

Apresentação do seminário dos novos bolsistas
Os novos petianos Davi, Sabrina e Larissa apresentaram a portaria do programa, atividade de iniciação de todos os ingressos no PET Biologia PUC Minas.

Apresentação de seminário
A Petiana Luiza Gabriela Dias Porto Barbosa apresentou no dia 19 de Abril, o primeiro seminário do ano de 2017 com o tema: Biologia comportamental das aranhas sociais

Participação na organização do V Simpósio de Zoologia - PUC Minas
O Simpósio de Zoologia é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia de Vertebrados da PUC-Minas, com o objetivo de promover o debate científico no ambiente acadêmico. Informações disponíveis em: Simpósio Zoologia 2017


Discute PET 1/2017 Cidadania em foco: Gênero e Sexualidade
O Discute PET do primeiro semestre de 2017 teve como tema: Gênero e Sexualidade com foco na abordagem destes assuntos no ambiente escolar. Contou como convidado Pedro Drubscky, graduado em ciências biológicas pela PUC Minas e que atualmente está se especializando nesta área.


Sudeste PET 2017 - Vitória ES
O Sudeste PET ocorreu entre os dias 16/03 e 19/03 em Vitória no Espirito Santo (UFES) e teve como tema "Política e Educação: Influẽncias no Programa de Educação Tutorial".



PET no Museu
A atividade aconteceu no Museu de Ciências Naturais da PUC Minas. É realizada durante aos sábados, de 10h30min as 15h00min, e ocorrendo duas vezes no mês. Os petianos apresentam temas específicos como anfíbios repteis, aves e mamíferos para o publico, desmistificando e acrescentando conhecimentos aos visitantes do Museu.

Discute PET
O Discute PET ocorreu pela primeira vez em 13 de abril/2016 com o tema Cidadania em foco: o panorama político da sociedade. O PET Biologia contou com a presença de dois convidados, Rafael Aguiar, graduando do curso de direito de Faculdade de Direito Milton Campos, e Gabriel de Souza, graduando do curso de Ciências do Estado pela UFMG, pudemos assim desmistificar e agregar conhecimentos sobre nosso papel cidadão na sociedade.


De Petiano para Petiano

Atividades realizadas em campo na Serra da Calçada – Nova Lima

A atividade foi realizada com o instituto de compartilhar experiências entre os integrantes do grupo PET Biologia. O petiano Ítalo Moreira mostrou para os outros integrantes do grupo experiências e metodologia utilizada em campo para realizar o seu trabalho intitulado Espermatogênese contínua e reprodução de Bokermannohyla martinsi (Anura, Hylidae) em Nova Lima, Minas Gerais.


Recepção dos alunos do Curso de Pedagogia da PUC Minas nos Laboratórios de Zoologia e Botânica do Departamento de Ciências Biológicas
Essa atividade consiste de uma parceria com o curso de Pedagogia da PUC Minas. Os petianos mostram as normas e as coleções dos laboratórios de zoologia e botânica, e os ajudam a adquirir conhecimento sobre todos os clados. Isso auxilia os alunos da pedagogia e da biologia se tornem profissionais com um diferencial maior para exercer a licenciatura.


PET na Escola
O PET na escola foi realizado no colégio Santa Maria, unidade Pampulha de Belo Horizonte. Utilizaram-se a coleção didática de animais invertebrados para explicar as características morfológicas e evolutivas aos alunos dos 3 e 2 anos do ensino médio. A atividade ocorreu com o auxilio do petiano egresso Luis Felipe Fernandes Bar, que hoje é professor de Biologia na rede Santa Maria.


XXIV CICLOPET
O XXVI CICLOPET ocorreu no período de 02 a 05 de maio/2016, o evento contou com a presença de quatro convidados que enriqueceram os participantes com seus conhecimentos, propiciando trocas de experiências. Para a inscrição do evento foi arrecadado alimentos que posteriormente foram doados a Creche da Ação Social da Paróquia Bom Pastor.


Efeito de borda na mata da PUC Minas
A pesquisa ocorreu nos meses de fevereiro e julho para contemplar os períodos de seca e chuvosa, durante 8 dias consecutivos de cada mês, e teve como objetivo verificar se esse efeito ocorre com os invertebrados na mata da PUC Minas. Para realizar a atividade foram utilizados pitfalls que eram verificados diariamente - com exceção do piloto - e chaves de identificação para identificar e avaliar a abundância e a riqueza das espécies.


Levantamento dos insetos visitantes florais das plantas ornamentais do Jardim Central da PUC Minas
O trabalho consiste no levantamento dos insetos visitantes florais das plantas utilizadas na ornamentação do jardim central do Campus Coração Eucarístico da PUC Minas e é orientada pela professora Meire Silva Pena. Este estudo conta com dados obtidos no ano de 2015 do levantamento florístico das plantas ornamentais do jardim central da IES. O levantamento será realizado durante o ano de 2016. As coletas ocorrerem em duas amostragens semanais de duração de 1 hora, nos horários de maior atividade dos insetos, que compreende entre as 9 e 15h. Este procedimento ocorre alternadamente dentro dessa faixa de horário para não privilegiar algumas espécies em detrimento de outras.

  Av. Dom José Gaspar, 500 - Coração Eucarístico - Belo Horizonte - MG CEP 30535-901 - Telefone geral: (31)3319-4444
Visitas Hoje: 3 - Visitas Este Mês: 261 - Visitas Este Ano: 2762