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Nutrição Barreiro

Introdução


O curso de Nutrição forma o profissional para atuar nas áreas do conhecimento em que alimentação e nutrição apresentam-se fundamentais para a promoção e a recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a melhoria ou manutenção da qualidade de vida. O curso tem por objetivo dotar o graduado, bacharel em Nutrição, dos conhecimentos requeridos para o exercício da atenção à saúde através de ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação, tanto em nível individual quanto coletivo. Os conteúdos incluídos no curso se relacionam às áreas de atuação profissional, previstas pela Resolução CFN nº 380/2005: Alimentação Coletiva: atividades de alimentação e nutrição realizadas em empresas fornecedoras de serviços de alimentação coletiva; restaurantes comerciais e similares; hotelaria marítima; comissaria, serviços de bufê e de alimentos congelados; cozinhas dos estabelecimentos assistenciais de saúde; atividades próprias da Alimentação Escolar e da Alimentação do Trabalhador. Nutrição Clínica: atividades realizadas nos hospitais e clínicas; instituições de longa permanência para idosos; ambulatórios e consultórios; bancos de leite humano; lactários; centrais de terapia nutricional; spas e no atendimento domiciliar. Saúde Coletiva: atividades realizadas em políticas e programas institucionais, de atenção básica e de vigilância sanitária. Docência: atividades de ensino, extensão, pesquisa e coordenação, relacionadas à alimentação e à nutrição. Indústria de Alimentos: atividades de desenvolvimento e produção de produtos relacionados à alimentação e à nutrição. Nutrição em Esportes: atividades em academias, clubes esportivos e similares. Marketing na área de Alimentação e Nutrição: atividades de marketing e publicidade científica relacionadas à alimentação e à nutrição.

O curso diurno foi criado em 2007 e noturno no segundo semestre de 2008, com carga horária total de 3216 hora/aula, com duração de 8 semestres (4 anos), sendo oferecidas 60 vagas em cada turno. O Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Nutrição da PUC Minas, fundamentado nas Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduação em Nutrição (Resolução CNE/CES nº. 5, de 7 de novembro de 2001) promove a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, princípio norteador do Curso. Os componentes curriculares são constituídos pelos conteúdos e pelas atividades essenciais para a formação do nutricionista, contemplando as áreas Ciências Biológicas e da Saúde; Ciências Sociais, Humanas e Econômicas; Ciências da Alimentação e da Nutrição e Ciências dos Alimentos. A proposta curricular abriga, também, Atividades Complementares de Graduação, Disciplinas de Aprofundamento e Estágios Supervisionados, obrigatórios ou não obrigatórios. Esses componentes representam oportunidades de abordagem de conteúdos contemporâneos relacionados com a nutrição e possibilitam a flexibilização de percurso. A consolidação das práticas extensionistas no Curso de Nutrição torna-se necessária para atender a política de extensão da PUC Minas como atividade acadêmica articulada ao ensino e à pesquisa inserida no cotidiano da universidade. Nesse sentido, o Curso de Nutrição vem atuando em diferentes projetos e atividades extensionistas oferecendo a possibilidade de integração entre alunos de várias áreas de atuação profissional, em caráter multidisciplinar, promovendo alternativas diversas para a sociedade em geral (cursos, eventos, prestação de serviços).

Projeto e Extensão

“Aproveitamento Integral de Alimentos em parceria com o Programa Cozinha Brasil do SESI/FIEMG; Projeto VitaVida; Curso de Manipuladores de Alimentos, Trabalho, Tecnologia Social e Inovação: construindo um empreendimento solidário; Valorização do Artesanato Serrano; Rede Integração das Pastorais e ações sócio-culturais da região do Lindéia Regina: Promoção de Lideranças e Grupos Comunitários para planejamento, implementação e o monitoramento de Políticas Sociais; Graduação e Extensão: aprendendo a aprender”; Manipulação de Alimentos: Técnicas de Conservação e Boas Práticas de Produção.

Atividades extensionistas

O Trabalho interdisciplinar abrange atividades extensionistas desde o 4º período contemplando temas como: “Elaboração de materiais para padronização do processo de produção alimentos desidratados na Incubadora Popular de Alimentos”; “Estudo de caso com acompanhamento em diferentes ciclos da vida: lactentes, adolescentes (feminino e masculino), adultos, idosos, gestantes e lactantes”; “Avaliação e Educação Nutricional junto a funcionários e moradores de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs)”; “Avaliação e Educação Nutricional junto aos alunos do Colégio Santa Maria”.

Ambulatório de Nutrição

O Curso conta com uma infraestrutura disponível para realizar o atendimento ambulatorial, com atividades em grupo e individuais. Atualmente vem acontecendo as seguintes atividades em grupo: Reeducação alimentar – 290 atendimentos; Hipertensos – 78 atendimentos; Dislipidemias – 44 atendimentos; Adolescente – 30 atendimentos; Diabéticos -60 atendimentos. Os atendimentos individuais atingiram 480 pacientes em dezembro de 2010.

Participação em outros projetos, eventos e palestras

PUC Aberta; Inclusão Digital; Palestras na SIPAT do Coração Eucarístico/ PUC Virtual/ PUC Betim/ DATAPUC; SIPAT da Secretaria Estadual de Abastecimento, Pecuária e Agricultura – SEAPA; Participação no Projeto de Extensão da Liga Esportiva das Escolas Solidárias; Participação no Projeto de Extensão Curso de Babás; Reuniões do CONSEA; Palestras sobre Alimentação Saudável; Atividades no Restaurante Popular; Educação Alimentar e Nutricional em áreas de vulnerabilidade social na Cidade Industrial – Contagem (Parceria com Fundação AVSI).

A prática e o incentivo a pesquisa no Curso de Nutrição vem sendo constantemente concretizada através da Criação da Linha de Pesquisa que contemplam os objetivos de pesquisa dos professores do curso em suas especialidades dentro do grupo de Pesquisa do Curso cadastrado no CNPq (Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento) sob o título: “Alimentos, Alimentação e Saúde”. A viabilização da pesquisa na PUC Minas é proporcionada por canais institucionais, representados pelo FIP e pelo PROBIC, que são programas de financiamento e suporte a projetos de pesquisa acadêmica, além do envolvimento dos professore sem projetos de pesquisas fomentados por agências de pesquisa (FAPEMIG, CNPq e CAPES). Outra maneira de incentivar a pesquisa, consolida-se na execução dos Trabalhos de Conclusão de Curso, e nas práticas investigativas inseridas nas diversas disciplinas.
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