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Publicação detalhada
Artigo: COMPARAÇÃO DE DUAS POSIÇÕES DO ALONGAMENTO DOS MÚSCULOS POSTERIORES DA COXA NA AMPLITUDE DE MOVIMENTO

Autor(es): Diego Rafael Piris Urbieta e Felício Aparecido Brandi

 

A flexibilidade tem sido compreendida como um importante componente da aptidão física relacionada à saúde e ao desempenho esportivo (ACSM, 2011). Embora seja crescente a quantidade de informações sobre configuração do estímulo gerado pelos exercícios de alongamento, tais como a duração (BANDY; IRION, 1994), frequência (CIPRIANI et al., 2012) e intensidade (CHAGAS et al., 2008), aparentemente pouca atenção tem sido direcionada ao posicionamento do exercício realizado pelo indivíduo (DECOSTER et al., 2004; SULLIVAN et al., 1992). O objetivo do presente estudo foi analisar o efeito agudo de alongamentos executados em dois posicionamentos distintos no aumento na amplitude de movimento (ADM) de extensão do joelho. Participaram do estudo 11 indivíduos (idade entre 18 a 30 anos) que apresentassem o ângulo de extensão do joelho inferior a 85°. Para a avaliação da ADM, adotou-se utilizou-se o teste de extensão ativa do joelho, utilizando uma maca com fixação adaptada e um flexômetro. Os dois membros inferiores de cada participante foram avaliados, sendo que um membro inferior executou o alongamento com flexão do tronco (CFT) e ou outro membro inferior realizou o alongamento sem flexão do tronco (SFT). Na sessão de treinamento utilizou-se a técnica passiva-estática, sendo executada quatro repetições com duração de 30 segundos para cada membro inferior. Foi encontrada diferença estatisticamente significativa para os valores de ADM entre o pré-teste e o pós-teste, tanto na situação CFT (68,1 ± 7,4 e 73,7 ± 7,4, respectivamente), quanto na situação SFT (66,8 ± 8,6 e 73,2 ± 7,9, respectivamente). Não foi detectado efeito de protocolo ou interação (CFT x SFT) na Análise de Variância (ANOVA two-way). Os resultados demonstraram que ambos os protocolos de alongamento foram capazes de promover aumento da ADM, porém não apresentando diferenças entre os mesmos.

Palavras chave: flexibilidade, alongamento, treinamento.



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Data de publicação no site: 26/08/2013

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