Arcos



Publicação detalhada
Artigo: A OCORRÊNCIA DE KERNÍCTERUS NA ICTERÍCIA FISIOLÓGICA - FISIOTERAPIA - CORAÇÃO EUCARÍSTICO

Autor(es): Ana Luiza Oliveira Netto1, Flaviano Fernandes Pereira1, Lorena Veloso Alvarenga1, Mariana da Silva Reis Quaresma1, Sandra Filgueiras2.

 

1Alunos do 10º período do curso de Fisioterapia - PUC – Minas; 2Professora do Departamento de Fisioterapia - PUC – Minas.

 

Investigar a incidência de Kernícterus na Associação Mineira de Reabilitação (AMR), Centro de Referência em Reabilitação de Belo Horizonte-MG. Uma busca sistemática foi efetuada nos bancos de dados MEDLINE/ PubMed, Scielo, Lilacs, Pedro, Bireme, Portal Capes e Google acadêmico, visando identificar a literatura compreendida entre 2001-2011, nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola. Os critérios de inclusão utilizados foram icterícia fisiológica, kernicterus e paralisia cerebral. Inicialmente, perfazia um total de 480 prontuários como 80 destes eram inativos, a pesquisa foi realizada utilizando 400. Após uma criteriosa análise, apenas 7 destes prontuários tiveram a icterícia como causadora de Kernícterus 5 crianças eram do sexo masculino e 2 do sexo feminino.A icterícia desapareceu até o 5ºdia de vida em 57,14% e o tratamento mais utilizado foi a fototerapia, 10% das sete crianças não retornaram ao médico após a alta hospitalar e os 90% restantes tiveram retorno tardio. O aumento da taxa de bilirrubina não identificado no organismo dos RN, ou mesmo a icterícia fisiológica associada ou não a outros fatores de risco, pode ocasionar Kernicterus, com conseqüente Atetose. O que faz salientar a importância em respeitar os critérios de alta para icterícia e o acompanhamento multidisciplinar após a alta hospitalar, a fim de evitar prejuízos ao desenvolvimento do RN.

 

Palavras-chave: Hiperbilirrubinemia. Icterícia Fisiológica. Kernícterus. Atetose. Criança Discinética. Paralisia Cerebral. Prematuridade. Encefalopatia Crônica.



Local:

Data de publicação no site: 01/09/2012


Link do artigo completo: na PDF Document

  Av. Dom José Gaspar, 500 - Coração Eucarístico - Belo Horizonte - MG CEP 30535-901 - Telefone geral: (31)3319-4444