Arcos



Publicação detalhada
Artigo: AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS REGISTROS DE ENFERMAGEM EM UMA UNIDADE OBSTÉTRICA: por meio da auditoria

Autor(es): Dandara Luiza V. Siqueira Luiza Rodrigues Colares Verônica Cristina dos Santos

 

 

A avaliação da qualidade da assistência prestada ao cliente, verificado através das anotações de enfermagem no prontuário, refere-se à Auditoria em Enfermagem.

O objetivo da pesquisa em questão é avaliar, através da auditoria, a qualidade dos serviços da equipe multiprofissional nos prontuários dos pacientes da maternidade atendidos em um hospital de Minas Gerais. Trata-se de um estudo retrospectivo de natureza exploratória descritiva, com abordagem documental. A amostra foi composta por 220 prontuários de pacientes internados em 2011 em meses aleatórios. Através da coleta de dados, os resultados mostram um déficit em relação ao preenchimento da prescrição e plano terapêutico referente à prescrição legível (45,91%) e ortografia correta (42,73%). No que se diz respeito ao relatório de enfermagem (73,64%) refere-se à presença do carimbo e (61,82%) refere-se à ortografia correta. Apenas (31,36%) dos prontuários apresentavam o Cadastro de Pessoa Física (CPF) da paciente. Constatou-se, pela presente pesquisa, uma certa dificuldade em analisar os dados relativos à legibilidade, principalmente médica, ortografia incorreta nos relatórios de enfermagem e organização dos prontuários por falta de informações, o que é fundamental para a interpretação e qualidade dos mesmos.

Descritores: Qualidade da assistência à saúde; Garantia da qualidade dos cuidados de saúde; Auditoria de Enfermagem; Gerenciamento de informação.



Local:

Data de publicação no site: 09/10/2012


Link do artigo completo: na PDF Document

  Av. Dom José Gaspar, 500 - Coração Eucarístico - Belo Horizonte - MG CEP 30535-901 - Telefone geral: (31)3319-4444