Arcos



Publicação detalhada
Artigo: Ciclo reprodutivo, reprodução assistida e contracepção em primatas não humanos: visando a conservação das espécies.

Autor(es): Simone Viera de Oliveira Malheiros

Os primatas não humanos são espécies que apresentam particularidades e que demonstram grande adaptabilidade em diversos ambientes e situações, respondendo aos desafios da evolução com múltiplos sistemas de acasalamento(monogâmico,poligínico, poliândrico e poligâmico), diferentes tipos de ciclos reprodutivos(ciclos ovarianos estrais ou menstruais), mecanismos de controle populacional e hábitos sociais complexos. Sabe-se que alguns primatas não humanos encontram-seameaçados de extinçãoe que odesempenho reprodutivo dos mesmos, em cativeiro, na maioria das vezes, é consideravelmente baixoreforçando a necessidade do estudo e emprego das técnicas de reprodução assistida neste contexto. Dessa forma, é necessário compreender a biologia reprodutiva, os processos fisiológicos eendócrinosdas diversas espécies, já que existem variações significativas que podem determinar o sucesso ou não da reprodução assistidaem primatas não humanos. Assim, as biotecnologias da reprodução assistida como: inseminação artificial, criopreservação do sêmen, fertilização in vitro, transferência de embriões, entre outras, podem auxiliar na preservação e manutenção de populações biologicamente viáveis. Entretanto, emsituações de aumento excessivo de densidade populacional ou mesmo do desequilíbrio da fauna, visandoinclusive, a sanidade e o bem estar de primatas não humanos,que são mantidos ou não em confinamento (zoológicos, criatórios autorizados,centros de pesquisase reservas ambientais),aesterilização ou contracepçãopodemser opçõesfavoráveis,como forma de manutenção doequilíbriodestes ambientes, desde que, tais espécies não se encontrem em risco de extinção. O presente trabalho tem como objetivorealizar revisão bibliográfica 
com o intuito de fazerolevantamento dos ciclos reprodutivos e das técnicas,com potencial para serem empregadas na reprodução assistida enocontrole populacional deprimatas não humanos, com ênfase nas espécies criadas ou originadas no Brasil.
 
Palavras-chave: Primatas não humanos. Ciclo reprodutivo. Tecnologias da reprodução 
assistida.Contracepção.



Local: Medicina Veterinaria PUC MINAS - Betim

Data de publicação no site: 16/10/2013


Link do artigo completo: CICLO REPRODUTIVO, REPRODUÇÃO ASSISTIDA PDF Document

  Av. Dom José Gaspar, 500 - Coração Eucarístico - Belo Horizonte - MG CEP 30535-901 - Telefone geral: (31)3319-4444