Artigo: Alterações da composição do leite e na bioquímica sanguínea de vacas gir primíparas com mastite subclínica
Autor(es): Húdson Heleno Siqueira Mendes, José Guilherme Soares Gonçalves, Leandro Silva de Andrade, Samuel Prado Bicalho
RESUMO
A mastite é uma das mais frequentes infecções que acometem o gado leiteiro, levando a perdas econômicas pela diminuição na produção e na qualidade do leite, à elevação dos custos com mão- de- obra, medicamentos e serviços veterinários, além de descarte precoce de animais.
O presente estudo foi realizado com o objetivo de avaliar as alterações presentes na bioquímica sérica, leucograma e na composição do leite em consequência do processo inflamatório da glândula mamaria (mastite) sendo este de caráter subclínico em 22 animais da raça Gir Leiteiro, primíparas sendo manejadas em sistema semi-intensivo. O projeto foi realizado na Fazenda Experimental PUC Minas, localizada no município de Esmeraldas/MG. Os animais avaliados estavam sendo submetidos a prova de avaliação da produção leiteira de vacas primíparas da raça Gir, oriundos de fazendas de criação da raça no estado de Minas Gerais.
Palavras-chave: Mastite subclínica, bioquímica sérica, hemograma.
Local: Medicina Veterinaria PUC MINAS - Betim
Data de publicação no site: 08/10/2013
Link do artigo completo: ALTERAÇÕES DA COMPOSIÇÃO DO LEITE 