Arcos



Publicação detalhada
Artigo: Participação de docentes e discentes do curso de fisioterapia Coração Eucarístico em eventos

Autor(es): ICBS

PARTICIPAÇÃO DE DOCENTES E DISCENTES DO CURSO DE FISIOTERAPIA COREU EM EVENTOS
 
1- TCC realizado pelas alunas Cláudia Matarelli, Elisa Leal, Maria Letícia Mariz e Lílian Viana em 2011:
Apresentação de pôster do estudo Efeito do Uso de Estratégias Cognitivas no Treinamento de Equilíbrio na Hemiparesia pós- AVE: um estudo de caso único no 2º COBRAFIN – Congresso Brasileiro de Fisioterapia Neurofuncional, realizado no período de 15 a 17 de Novembro/2013, na cidade do Rio de Janeiro.
Apresentação oral do estudo Effect of cognitive strategies in the training of balance in post stroke hemiparesis: a single case study no 31st Annual Metting IBITA (International Bobath Instructors Training Association) – An international association for adult neurological rehabilitation – realizado no período de 28 a 31 de Agosto/2013, na Cidade do Cabo, África do Sul.
2- Trabalho de Iniciação Científica:
- Alunos Júlia Stephanie de Souza Matos (Fisioterapia) e Thiago Salomão Coutinho (Engenharia); orientação da profa. Dra Angélica Rodrigues de Araújo
Apresentação oral do estudo Simulation of heat transfer in the knee joint in conditions of neutrality - 22nd International Congress of Mechanical Engineering (COBEM 2013), November 3-7, 2013, Ribeirão Preto, SP, Brazil.
 
- Alunos Paula Sales Santosa (Fisioterapia), Camila de Souza Rodrigues (Fisioterapia); orientação da profa. Dra Angélica Rodrigues de Araújo
O trabalho Avaliação da efetividade do laser de baixa potência e do ondas curtas no tratamento da osteoartrose: uma investigação preliminar foi aceito para publicação e apresentação oral no 4o National Meeting of Biomechanical Enginering (ENEBI 2013), 25 a 27 de abril, 2013, Vitória, ES, Brazil.
3- Projetos de pesquisa
CARACTERIZAÇÃO DOS USUÁRIOS DA CLÍNICA DE FISIOTERAPIA APLICADA ÀS DISFUNÇÕES ORTOPÉDICAS, TRAUMATOLÓGICAS E REUMATOLÓGICASDA PUC MINAS: LEVANTAMENTO DO PERFIL SÓCIO DEMOGRÁFICO E CONDIÇÃO DE SAÚDE
A clínica de fisioterapia da PUC Minas, campus Coração Eucarístico, atende prioritariamente pacientes do Sistema Único de Saúde desde sua existência em novembro de 2000, nas especialidades de neurologia, uroginecologia, ortopedia, traumatologia, reumatologia, cardiologia e respiratório.
No entanto, ainda não houve nenhum estudo no Ambulatório de Ortopedia, Traumatologia e Reumatologia da PUC Minas, que coletasse os dados sócio demográficos e caracterizasse o perfil dos indivíduos. Sendo assim, em Janeiro de 2012, um grupo de alunas do curso de graduação em fisioterapia (Gabriella Aparecida Moreira Diniz, Jéssica Junia Aparecida Cardoso e Luísa Moraes Caixeta), juntamente com uma professora, fisioterapeuta, doutora em bioengenharia (Angélica Rodrigues Araújo) se uniram na busca de identificar o perfil sócio demografico e condição de saúde dos pacientes atendidos na clinica. 
Estudos epidemiológico são extrema importância por permitirem conhecer as principais demandas de uma determinada população, as condições do serviço oferecido e, principalmente; compreender e agir frente às necessidades reais do grupo estudado, auxiliando no planejamento da saúde local.
Para realização do trabalho, foi necessário fazer uma coleta de dados dos prontuários. Depois de toda coleta de dados as análises foram feitas através do cálculo de frequências e de estatísticas descritivas de medida de tendência central e variabilidade e os resultados estão apresentados através de gráficos e tabelas.
O trabalho foi aceito para apresentação no XX Congresso Brasileiro de Fisioterapia, que acontecerá em Fortaleza 16 a 19 de Outubro de 2013.
4- Projeto de pesquisa
Fissura transforame bilateral com dismorfologia craniofacial em paciente portadora de translocação não-balanceada 46, XX der(22)t(8;22)(q22.1;p11.1).
Autores: Abbas, A.A.R.1; Rodrigues, C.V.2; Miranda, S.M.D.3; Ferreira, R.H.R.4
1 Acadêmica do 9º período de Enfermagem da PUC Minas e estagiária voluntária do Centrare - Belo Horizonte. MG
2 Doutor professor Adjunto UFJF – Governador Valadares -MG
3 Citogeneticista do BIOCOD –laboratório de tecnologia em genética Belo Horizonte MG
4 Doutor professor Adjunto  da PUC Minas e geneticista do CENTRARE – Belo Horizonte MG
 
Dados de apresentação:
Bauru -2011- USP
BH- Jornada de Odontologia 1º semestre de 2013
 
RESUMO:
Instituições: Centrare - Centro de Tratamento e Reabilitação de Fissuras Labiopalatais e Deformidades Craniofaciais da PUC Minas e Hospital da Baleia e BIOCOD – laboratório de tecnologia em genética. Belo Horizonte – MG.
Descritores: citogenética, translocação, fissuras, orientação genética.
A paciente M.C.A., chegou ao Centrare aos três anos de idade, apresentando fissura transforame bilateral com queiloplastia e palatoplastia já realizadas, com comprometimento grave no desenvolvimento neuropsicomotor, comportamento sugestivo de autismo e dismorfologia craniofacial, dificuldade na fala, desnutrição, agenesia de incisivos e caninos superiores, dentes desgastados por bruxismo e problemas respiratórios recorrentes. Este trabalho teve como um dos objetivos estabelecer uma relação genótipo-fenótipo com o quadro clínico apresentado pela paciente. Para esclarecimento do caso, foi solicitado exame citogenético de rotina de banda-G. Foi detectado uma alteração cromossômica do tipo translocação não balanceada, cujo cariótipo foi 46, XX der(22)t(8;22)(q22.1;p11.1) o que explica o quadro clínico da paciente. Por essa razão, também foram solicitados exames citogenéticos dos pais e dos seus três irmãos. O pai e um dos filhos apresentaram cariótipo normal, porém, uma translocação aparentemente balanceada foi encontrada na mãe e em dois irmãos da paciente, envolvendo os cromossomos 8 e 22 do tipo 46,XX, t(8;22)(q22.1p11.1). Foi estabelecido um programa de orientação genética familiar para esclarecimento dos significados destas alterações presentes na paciente e as translocações aparentemente balanceadas encontradas na mãe e nos dois irmãos.
 
Apoio: FAPEMIG
 



Local: FISIOTERAPIA PUC MINAS CORAÇÃO EUCARÍSTICO

Data de publicação no site: 08/10/2013

  Av. Dom José Gaspar, 500 - Coração Eucarístico - Belo Horizonte - MG CEP 30535-901 - Telefone geral: (31)3319-4444