Arcos



Publicação detalhada
Artigo: Congresso Mundial de Universidades Católicas (CMUC) Relato sobre a participação do ICBS

Autor(es): ICBS

Congresso Mundial de Universidades Católicas (CMUC)
Relato sobre a participação do ICBS
 
No Congresso Mundial de Universidades Católicas (CMUC), o Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) ofereceu, nos dias 19 e 20 de julho de 2013, a “Estação da Saúde e do Meio Ambiente”.
Participaram da atividade 20 professores e 38 alunos dos cursos de Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição e Odontologia.
Abaixo, estão apresentadas, de forma sucinta, a contribuição de cada curso:
- Biomedicina: distribuição de folders relacionados a doenças infecciosas como dengue, febre amarela, raiva, riscos a saúde.
- Ciências Biológicas: oficinas do Projeto TEIAS, especificamente de reciclagem de materiais e secagem natural de alimentos.
- Educação Física: análise do estilo de vida através do questionário “Pentatlo do Bem Estar”, avaliação (estimativa) do percentual de gordura corporal e percentual de água corporal total, avaliação da flexibilidade através do teste de sentar e alcançar, orientações sobre o Índice de Massa Corporal (IMC) e orientações sobre a importância da atividade física/exercício físico para a melhoria da aptidão física, saúde e qualidade de vida. No total, estima-se que 60 pessoas foram beneficiadas diretamente.
- Enfermagem: orientações sobre hipertensão arterial e diabetes mellitus e aferição da pressão arterial e da glicemia capilar para 150 e 80 pessoas, respectivamente.
- Fisioterapia: orientações e distribuição de materiais gráficos (350 folders) sobre cuidados posturais nas tarefas cotidianas. Um pôster com as ilustrações sobre os cuidados posturais ficou exposto durante todo o evento.
- Fonoaudiologia: orientações gerais sobre o uso da voz, cuidados acerca da manutenção da saúde auditiva e processos naturais do envelhecimento e suas implicações na comunicação humana. Todas as orientações prestadas foram respaldadas por material gráfico – folder – elaborados pelos Conselhos Federal e Regionais de Fonoaudiologia e pelo Curso de Fonoaudiologia da PUC Minas.
- Medicina: orientações e distribuição de materiais gráficos (folders e panfletos) sobre doenças com grande incidência na população, elaborados pela Secretaria Municipal de Saúde.
 - Medicina Veterinária: orientações e distribuição de materiais gráficos sobre cuidados com os animais de estimação, posse responsável e sobre doenças no homem e nos animais.
- Nutrição: orientações sobre consumo de óleos, gorduras e açucares em excesso, além de orientações sobre alimentos funcionais.
- Odontologia: orientações e distribuição de folders sobre cuidados de saúde bucal para a população, tanto para crianças, adolescentes, adultos e idosos. Além disso, ficaram expostos pôsteres sobre o Departamento de Odontologia e sobre o Projeto Pedagógico do curso.



Local: FISIOTERAPIA PUC MINAS CORAÇÃO EUCARÍSTICO

Data de publicação no site: 08/10/2013

  Av. Dom José Gaspar, 500 - Coração Eucarístico - Belo Horizonte - MG CEP 30535-901 - Telefone geral: (31)3319-4444